
Cancro da Mama:
Não Tenha Medo de Pedir Ajuda
É preciso um pouco de treino, mas ficaria surpreendida com a enorme quantidade de pessoas que querem ajudá-la. Então...basta pedir ajuda!
Como pedir ajuda para enfrentar o seu Cancro da Mama
Após um diagnóstico de cancro da mama é natural que se sinta devastada, o que causa stress, ansiedade e até depressão. É uma reação normal. O que não é natural, especialmente para mulheres muito independentes, é pedir ajuda para lidar com o cancro da mama. Se você é aquela mulher com quem todos podem contar, este momento do diagnóstico e da necessidade de pedir ajuda pode ser uma verdadeira lição de humildade.
Para a maioria das pessoas, quer estejam doentes ou de saúde perfeita, pedir ajuda para enfrentar um diagnóstico de cancro da mama, não é decisão fácil. Ensinam-nos demasiado cedo que pedir ajuda é um sinal de fraqueza. Também podemos imaginar que o nosso desejo de independência nos impede de pedir o suporte que queremos e precisamos. Mas, muitas vezes é uma questão de orgulho.
Aprender a pedir ajuda para enfrentar o cancro da mama
Desde a infância que aprendemos a partilhar os nossos brinquedos, a não ser egoísta e a tratar os outros como esperamos ser tratados. Por outro lado, o que não nos dizem é que é normal pedir ajuda. Mais tarde, esforçamos-nos para assumir tudo sozinhas: consideramos que, como adulto, a ajuda das outras pessoas não deve ser necessária. Muitas vezes, até rejeitamos a ajuda quando ela é oferecida!
Mas um acontecimento tão devastador como o cancro da mama impele-nos a ultrapassar os desejos de independência, a culpa e a vergonha e a aprender a contar com os outros.
Mesmo que seja a primeira vez que você pede ajuda com o cancro da mama, convocar familiares e amigos economizará tempo e energia.
A maior parte dos seus familiares e amigos querem ajudá-la, só que não sabem como o fazer nem por onde começar. O seu pedido de ajuda vai também ajudá-los a gerir o seu próprio stress face ao seu cancro da mama. Tornando-se úteis e construtivos, os seus entes queridos canalizam a sua energia de forma positiva e satisfazem a necessidade emocional de estarem presentes para si e de a ajudarem. Não tenha medo de pedir. Considere que lhes está a dar a possibilidade de serem altruístas. No seu livro “Cancer has Its Privileges, Stories of Hope and Laughter” Chistine Clifford escreve: “Não tenha medo de pedir ajuda para enfrentar o cancro da mama. O amor e o suporte que os seus lhe querem dar após o seu diagnóstico, podem realmente permitir-lhe ultrapassar esta prova quotidiana.”
Permita que alguém a ajude com a organização do dia-a-dia
Neste momento da sua vida, a sua prioridade é possivelmente a de sentir que controla as coisas. Se não é este o seu caso e está sem energia para enfrentar a organização da sua casa e das suas responsabilidades quotidianas, peça a um familiar para assumir essa responsabilidade. Estabelecer a lista das coisas que tem para fazer é, em simultâneo, útil e pode ajudá-la a atenuar o seu stress. Porque não atribuir a cada pessoa uma tarefa detalhada com tudo o que é preciso ser feito? Mudanças nas rotinas e responsabilidades às vezes são difíceis ao princípio para alguns membros da família. Não tente antecipar os meses que aí vêm, foque-se apenas nos dias mais próximos ou, no máximo, na próxima semana.
Algumas sugestões para ajudar uma pessoa a enfrentar o cancro da mama durante o tratamento
Preparamos uma lista de coisas práticas que os amigos e os familiares podem fazer para ajudar. Não hesite em lhes pedir!
Ajudas práticas
-
Limpeza
-
Lavandaria
-
Preparação das Refeições
-
Compras
-
Babysitting
-
Tratar dos animais domésticos
-
Jardinagem
-
Acompanhar às consultas médicas e ás sessões de tratamento
-
Pesquisas sobre os tratamentos, os ensaios clínicos e as ajudas disponíveis
-
Ajudar a preparar as perguntas para fazer ao médico e ás enfermeiras
Suporte emocional
-
Enviar um cartão de estímulo
-
Estar presente durante os tratamentos
-
Fazer elogios
-
Dar espaço emocional
-
Ouvir com atenção
-
Encontrar um Grupo de Apoio para pacientes com cancro da mama
-
Propor distracções
-
Recomendar um bom livro
-
Passar tempo juntas mesmo sem razão especial
Cuidar de Si
Uma vez que teve a coragem de pedir ajuda para enfrentar o cancro da mama, é importante que fique com tempo para cuidar de si. Com a ajuda apropriada você será capaz de se curar física e emocionalmente e fazer uma reflexão espiritual. Garanta que descansa tanto quanto necessita. Reflicta e pense na vida. Partilhe esta lista com os seus amigos. Seja agradecida pelas pequenas gentilezas que lhe fazem. E sinta-se valorizada e amada.